Poupança já rende mais que um terço dos fundos DI
28% dos 458 fundos tiveram em maio rentabilidade inferior à da poupança (que ganhou 0,55% no mês).
Um em cada três fundos de investimento que acompanham a evolução da taxa básica  de juros (Selic) já rendem menos do que a caderneta de poupança. É o que mostra  um levantamento feito pela Advisor Asset Management, com dados da Quantum Axis,  um sistema de informação e análise de fundos. Segundo foi apurado, 28% dos 458  fundos da categoria DI tiveram em maio uma rentabilidade inferior à da poupança  (que ganhou 0,55% no mês). Em janeiro, o porcentual de fundos que ficaram atrás  da caderneta era de 15%. 
Esses resultados consideram uma alíquota de  Imposto de Renda (IR) de 22,5%. A tabela de tributação no Brasil é regressiva.  Uma aplicação até seis meses cobra 22,5% sobre o lucro apurado. Entre seis meses  e um ano, 20%. De um ano a um ano e meio, o porcentual cai para 17,5%. A partir  de um ano e meio, recua para 15% e aí para. 
Se for levada em conta a  alíquota de 15%, a quantidade de fundos que perde para a caderneta evidentemente  cai. Mas a tendência permanece: em janeiro, 9% dos fundos DI perderam da  poupança (que rendeu 0,68%), ante 16% em maio. "Esse movimento ocorreu em  consequência da redução da taxa Selic no período", afirmou o sócio-diretor da  Advisor, Andre Delben. Em junho, disse, a quantidade de fundos que renderão  menos do que a caderneta será ainda maior, por causa da queda do juro promovida  pelo Banco Central (BC) no dia 10. 
Ele observa ainda que, se o BC  cortar de novo a Selic na reunião de 21 e 22 de julho, a tendência vai se  manter. A taxa básica de juros iniciou o ano em 13,75% ao ano. A partir de  janeiro, começou a ser reduzida, até chegar aos atuais 9,25%, menor nível da  história do País.
 
                                