Rua Inhamuns, 252 - Vila Prudente, São Paulo/SP

  • (11) 2609-5326

6 em cada 10 empresas consideram prevenção à fraude como prioridade estratégica, aponta relatório da Serasa Experian

Pesquisa da datatech revela que mais da metade das organizações afirmam que a preocupação com fraudes cresceu no último ano; gestão ainda é pulverizada entre diferentes áreas

Autor: Serasa ExperianFonte: De Assessoria de Imprensa

A prevenção à fraude deixou de ser um tema técnico para se consolidar como prioridade estratégica nas empresas brasileiras. É o que aponta o novo recorte corporativo do Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O estudo revela que 64,7% das organizações já discutem o assunto com frequência em seus fóruns internos, e 82,7% reconhecem a importância de adotar múltiplas camadas de proteção contra golpes digitais.

Essa mudança de percepção não aconteceu por acaso. A digitalização acelerada e o avanço das técnicas criminosas fizeram com que a preocupação com fraudes se intensificasse. Prova disso é que 58,5% das empresas afirmam que esse risco ganhou ainda mais relevância no último ano. "Estamos vivendo um novo normal em que o combate à fraude passa a fazer parte da cultura corporativa. Hoje, prevenir riscos digitais é tão importante quanto proteger ativos financeiros", afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

Quando olham para os impactos da fraude em seus negócios, os executivos respondentes destacam como maiores riscos a perda financeira (50%), o vazamento de dados de clientes (46,4%) e da própria organização (43,8%). Também preocupam o roubo de informações estratégicas (35%) e o aumento da inadimplência (29,1%). Confira abaixo um gráfico que detalha as preocupações citadas quando o assunto é fraude e segurança digital:

O levantamento mostra ainda que a responsabilidade pela gestão da prevenção à fraude segue pulverizada: em 23,2% das empresas, o tema é conduzido pela área de TI ou Tecnologia; em 16%, pela área Administrativa; em 14,7%, por equipes dedicadas à Prevenção à Fraude; em 12,1%, pela Gestão de Riscos; e em 11,8%, pelo Jurídico. Mas, segundo Rocha, o importante é que este assunto está sendo tratado e trazido à tona cada vez mais: "Fraude não é apenas um risco de curto prazo, mas um desafio contínuo que exige inovação e colaboração entre áreas. As empresas que enxergarem a prevenção como parte de sua estratégia de crescimento terão mais chances de prosperar em um mercado cada vez mais digital e competitivo", conclui o diretor da datatech.

Você também lê esta notícia no site: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.